Quais as vantagens e por que investir em rádios digitais homologados?

Rádio Digital x Fibra Óptica - Quais as vantagens em cada projeto?


Enlaces de rádio digital ponto a ponto são amplamente utilizados por provedores em todo o mundo, mas você sabe quais as maiores vantagens na utilização desses equipamentos para a transmissão de dados na middle mile, se comparados a utilização de fibra óptica?

Atualmente, rádio licenciado e fibra óptica são as duas opções mais conhecidas para a transmissão de dados de link dedicado da middle mile, mas apesar de competirem lado a lado em diversos cenários e projetos, cada um tem suas vantagens e desvantagens no que diz respeito a aspectos econômicos e tecnológicos.

Com o passar dos anos a tecnologia embarcada em equipamentos de rádio frequência evoluiu muito, porém, ainda existem algumas crenças no que diz respeito a fatores climáticos e interferências, o que deixou de ser verdade há bastante tempo.

No Brasil, por exemplo, já é possível encontrar equipamentos de rádio ponto a ponto com taxa de transmissão superior a 4 Gbps Full duplex, com latência e estabilidade iguais às da fibra óptica.

Mas quais as vantagens e desvantagens de cada um, e como definir isso no meu projeto?

Para a análise, utilizaremos como base o melhor custo benefício, englobando fatores de custos de projetos e implantação, disponibilidade técnica e performance, não levando em consideração fatores humanos, como erros de instalação ou de projeto.

Custos de equipamentos e implantação

Sabemos que a fibra óptica tem excelente taxa de transmissão se comparada aos enlaces de rádio digital, porém, projetos de fibra tendem a ter custo elevado e tempo de implementação muito alto, isso sem contar os custos mensais de alugueis de postes e reparos técnicos de manutenção.
Nesse sentido, os rádios digitais passam a ser uma excelente alternativa, pois têm boa capacidade de transferência, aliada a rápida instalação e baixíssimo custo operacional e de manutenção.



Como pudemos analisar na tabela acima, se comparados aos rádios digitais, projetos de fibra óptica demandam alto investimento, longos prazos de instalação, alta complexidade de solicitação de licenças e outorgas, além de custos mensais de manutenção e de utilização de postes.

Disponibilidade técnica

Este é um ponto bastante interessante, já que existe uma crença de que a estabilidade técnica da fibra óptica é maior que a encontrada nos rádios ponto a ponto, principalmente por fatores climáticos e interferências, o que está longe de ser verdade nos equipamentos com tecnologia atual.

Com relação a manutenção, também vemos uma nítida vantagem dos equipamentos de rádio licenciados sobre a fibra óptica, uma vez que um reparo em equipamento de rádio é feito de forma rápida e simples, enquanto a fibra pode ter diversas complicações, ocasionando demora acentuada no reparo e manutenção.

Performance

Aqui precisamos separar os homens dos meninos, ou seja, a abordagem leva em consideração projetos de rádios digitais homologados, não considerando equipamentos que trabalham em frequências abertas, como os famigerados 5.8 Ghz.
Neste contexto, tanto a fibra óptica quanto os rádios homologados trabalham com baixíssima latência, contudo, a fibra larga em vantagem quando o quesito é taxa de transferência, uma vez que alcança capacidades superiores à 100 Gbps, contra a média de 4 Gbps dos equipamentos de rádio enlace ponto a ponto.

Porém, devemos levar em consideração que a maioria dos pequenos e médios provedores do Brasil têm demanda de link que variam entre 1 e 2 Gbps, enquadrados perfeitamente na maioria dos equipamentos de rádio enlace disponíveis no Brasil.



Finalizando

Finalizando, com este artigo podemos perceber que embora a fibra óptica seja uma boa opção quando pensamos em alta taxa de transferência e baixa latência, ainda temos questões complexas relacionadas ao alto custo dos projetos, tempo de instalação e manutenção, enquanto com os equipamentos de rádio atuais, temos uma taxa de transferência menor, porém enquadrada nas principais demandas do mercado, aliados à rapidez de instalação, baixa manutenção e ótimo custo benefício.

Leva Telecom

Se você tem algum projeto de transmissão de dados PTP, e quer entender melhor quais as suas alternativas para tirá-lo do papel, entre em contato.


Montamos todo o seu projeto e estudo de viabilidade sem custos.


A ideia principal é apresentar as melhores possibilidades para sua empresa!


envie um e-mail para: comercial@levatelecom.com.br

entre em contato pelo whatsapp: (41) 9 9208-5637