Já pensou que um estudo de viabilidade bem feito pode ser o divisor de aguas entre um enlace ponto a ponto robusto e eficaz ou uma tremenda dor de cabeça? Ter qualidade de transmissão é imprescindível para que você entregue banda com qualidade, e para que isso aconteça, tudo começa no estudo preliminar e no tipo de equipamento utilizado.
É claro que a tecnologia implantada vai interferir diretamente no desempenho da transmissão, mas com tantas possibilidades, como saber qual a melhor tecnologia para utilizar naquela determinada rota?
Trabalho há muitos anos no desenvolvimento de projetos de enlaces digitais ponto a ponto, e os problemas que vejo são basicamente os mesmos:
Equipamento errado e estudo de viabilidade mal feito!
Hoje vou falar um pouco sobre o estudo de viabilidade, se você tem ou pensa em ter um enlace digital, recomendo fortemente essa leitura rápida!
A história nos mostra que a comunicação sempre foi um desafio para a humanidade. Desde os primórdios, o homem sempre teve dificuldades para a rápida disseminação e troca de informações entre povos distantes.
Soluções como o emprego de mensageiros, pombos correio, e tantas outras, sempre foram pilares para que uma mensagem fosse transmitida.
Voltando para nossa realidade, em que a tecnologia é berço de quase toda a transmissão de dados, as soluções via rádio passaram rapidamente a ser uma bela alternativa para a maioria dos ISP´s, principalmente por sua rapidez de implantação, baixo custo em relação a fibra óptica e alta capacidade de transmissão, chegando hoje em dia em até 10 Gbps full duplex em alguns casos.
Até aqui tudo bem.... Mas sobre o meu projeto? Como escolher a melhor opção?
Bom, para isso vou falar um pouco sobre o estudo de viabilidade técnica, e para exemplificar de forma simples, vou fazer uma comparação.
Imagine que você foi visitar o Japão pela primeira vez, mais especificamente a cidade de Tóquio. Lá você precisa chegar em determinado endereço, e você tem dois problemas, seu dinheiro e seu tempo são curtos. (e normalmente é assim, não?)
Para quem não sabe, Tóquio pode ser uma das cidades mais complicadas para estrangeiros, primeiro porque o sistema de endereços japonês é singular e não é muito fácil de entender, segundo porque as ruas de lá podem se tornar extremamente embaralhadas.
Pensando nesse contexto, sem planejamento e estudo, qual a possibilidade de você chegar ao local determinado utilizando a melhor condução, obtendo maior velocidade e gastando o mínimo possível?
Difícil né?
Pois é, quando falamos de projetos de rádios digitais temos mais ou menos a mesma situação.
Basicamente o projeto de viabilidade te dá a orientação de melhor condução a ser utilizada (equipamento), melhor caminho para chegar ao destino (frequência, sinal e dados importantes), e com menor custo possível.
Para você ter ideia de algumas informações obtidas com o estudo de viabilidade:
- Visada e angulação entre os pontos;
- Altura ideal das torres;
- Melhores frequências para o escopo do projeto;
- Dimensionamento ideal das antenas;
- Nível de sinal a ser obtido para a qualidade do enlace;
- Zona de Fresnel sem obstruções;
- Throughput alcançado em 99,x% do ano;
- Modulação ideal para os equipamentos;
Agora fica mais simples entender como alcançar o cenário ideal, correto?
Se você tem algum projeto de transmissão de dados PTP, e quer entender melhor quais as suas alternativas para tirá-lo do papel, entre em contato.
Montamos todo o seu projeto e estudo de viabilidade sem custos.
A ideia principal é apresentar as melhores possibilidades para sua empresa!
envie um e-mail para: comercial@levatelecom.com.br
entre em contato pelo whatsapp: (41) 9 9208-5637