Existem diversas marcas de rádio digital no mercado, e assim como qualquer outro produto ou equipamento, o barato pode sair caro, então devemos levar em consideração alguns fatores importantes quando pensamos em adquiri-los para implantação em nossa rede.
Mas e você? Pensa em todos esses pontos na hora de escolher o melhor equipamento de rádio digital para sua empresa?
É claro que quando pensamos em investir em um equipamento de rádio digital levamos em consideração a capacidade de transporte do equipamento, e se o seu custo final está de acordo com o orçamento, mas o conteúdo a seguir tem a intenção de te fazer analisar outros fatores, tão ou mais importantes na hora de decidir qual equipamento comprar.
Então vamos lá, sem mais delongas, quatro dicas para você saber onde comprar e como escolher o melhor equipamento de rádio enlace digital para o seu projeto:
1) Não erre no básico, faça um projeto completo!
Parece até obvio, mas vejo muitos provedores com problemas em seus respectivos equipamentos por erros referentes ao projeto inicial.
Podemos citar erros de dimensionamento, má definição da frequência, modelo de equipamento não condizente com a demanda do projeto, entre diversos outros.
Portanto, ao iniciar um projeto de rádio, opte por trabalhar com empresas especializadas, e que tenham bastante experiência na elaboração dos projetos técnicos e de viabilidade. As melhores empresas do mercado realizam, além dos projetos básicos de viabilidade, também os projetos completos de interferência, que garantem a disponibilidade de canais necessários para a homologação de seu enlace.
2) Evite problemas com a Anatel
Rádios digitais licenciados DEVEM ser homologados junto à ANATEL (Serviço 046), mas por mais incrível que pareça ainda existem empresas que optam por instalar seus equipamentos sem a devida homologação, arriscando assim seus equipamentos em uma possível fiscalização do órgão regulamentador.
Eu cito dois dos principais motivos:
Ou é uma simples questão financeira, na qual o ISP (sigla em inglês para Provedor de Serviços de Internet) optou por não outorgar os canais da frequência junto à Anatel, ou é uma questão de falta de conhecimento técnico na hora da compra, na qual o Provedor optou por comprar equipamentos de rádio que operam fora da regulamentação Anatel, utilizando vários canais, e não podendo assim serem homologados.
Desta forma, a dica é simples:
- Prefira empresas que realizam o serviço 046 junto à Anatel e te entregam o equipamento já homologado;
- Evite adquirir equipamentos que operam fora da regulamentação, ou seja, aqueles que utilizam vários canais em um mesmo rádio, pois você não conseguirá homologar o enlace e consequentemente ficará irregular, sob o risco de apreensão dos equipamentos em eventual fiscalização;
3) Qualidade da marca e pós-venda
Nesse ponto, é bom optar por equipamentos com base sólida no Brasil. Evite equipamentos desconhecidos, ou aqueles sem suporte ou pós-venda.
Uma dica sempre importante é:
- Converse com amigos e parceiros para pedir indicações sobre as melhores marcas e equipamentos;
4) A forma de pagamento faz toda a diferença
Uma das vantagens em se adquirir rádios digitais está nas linhas de financiamento, ofertadas por bancos ou até mesmo pelas empresas, porém, alguns tipos de financiamento são melhores que os outros. Pesquise taxas de juros, negocie, e evite as famosas “locações com opção de compra”, pois além de não levarem o bem ativo para sua empresa, ainda te dão diversas preocupações, como a liberação senhas de licenças mensais sob a condição de o pagamento estar rigorosamente em dia.
Leva Telecom
Se você tem algum projeto de transmissão de dados PTP, e quer entender melhor quais as suas alternativas para tirá-lo do papel, entre em contato.
Montamos todo o seu projeto e estudo de viabilidade sem custos.
A ideia principal é apresentar as melhores possibilidades para sua empresa!
envie um e-mail para: comercial@levatelecom.com.br
entre em contato pelo whatsapp: (41) 9 9208-5637